Josee to Tora to Sakana-tachi é um filme que conta a história de Josee e Tsuneo. A primeira vez que vi o poster eu achei que seria um filme triste ou muito dramático visto que a Josee é cadeirante, mas encontrei um filme realista e apaixonante.
O filme não tem uma dinâmica muito movimentada comparada com outros filmes de romance, mas por outro lado ganha pela simplicidade e pela autenticidade da obra, além de ter um final bem fechado, o que a meu ver tem sido raro em animações do gênero atualmente.
Início
Na história, Josee basicamente capota em cima do Tsuneo por causa de um acidente com sua cadeira de rodas, e é assim que os personagens principais se conhecem, a avó da garota pede para o Tsuneo virar o cuidador da Josee, e como ele precisa de dinheiro para realizar seu sonho de estudar em outro país, ele aceita cuidar da Josee.
O filme trata a rotina do Tsuneo tentando cuidar da Josee, que é uma garota extremamente difícil de lidar no começo, e possui um carisma de -10, mas é explicado pelo tipo de vida que a Josee levou até então (eu passo pano SIIIM). Por meio do Tsuneo a Josee conhece um mundo totalmente novo. Ao longo do filme as situações forçam a Josee a se tornar independente mesmo com as suas limitações, e o desenvolvimento da personagem é feito de forma brilhante durante o filme.
O enredo tem uma pegada mais simples e até realista da vida (Nada de voltar no tempo ou trocar de corpo), diferente das reviravoltas que estou acostumado nos filmes do Makoto Shinkai, e tudo bem, pois o filme não se propõe a isso. Enfim, é um filme leve e muito gostoso de assistir.
A animação é muito bela, tem um traço simples que me agrada muito, mas o que cativa mesmo são as cores vivas que estão por toda animação, cenas fluidas e trilha sonora emocionante.
Conclusão
A história termina muito bem, é daqueles finais que dão quentinho no coração, e muito merecido pois os desenvolvimento dos personagens mereciam tal fechamento. No geral é um ótimo filme que vale a pena ser assistido. No momento deste post nenhuma empresa brasileira comprou os direitos, então para assistir só temos o bom e velho Google, mas atualizarei o post caso apareça em um Netflix ou HBO da vida. É isso, esse é meu primeiro post.